NUDES - BRICADEIRA ou TRANSTORNO?

em quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Vamos primeiro esclarecer o que são NUDES?
Nudes, em suma, é o envio de fotos/vídeos de pessoas mostrando-se nuas, principalmente por meio de apps de mensagens como: (ex. WhatsApp, Snapchat, tumblr- site de humor que trata do assunto; twitter, Instagram, entre outros). O termo “NUDES” não vem do português “nudez”, vem do inglês NUDE, que significa nu, despido… só que colocaram a expressão misturada com o português, algo comum na internet.
Más, o Nudes tem seus perigos... quem já não recebeu um vídeo “indevido” no ambiente de trabalho ou em algum lugar como, por exemplo, o durante uma ‘consulta médica’?.
 Imaginem a cena:
Você recebe um vídeo com uma legenda qualquer e ao abrir – surgem gemidos, sussurros e imagens de sexo explícito, etc.
 Até explicar que foi um “amigo ou amiga” que lhe enviou...
Nesta situação – você com certeza já foi taxado (a) como um(a) pervertido(a), tarado(a), sem vergonha, safada, entre outros…  Constrangimentos à parte, depois de ser sacaneado(a), você clica em encaminhar e por aí segue a brincadeira.
 Até achamos ‘normal’ esse comportamento. Más, será que é normal?
Pode ser... Depende de como estes compartilhamentos se dão.
“Se for realizado com o devido cuidado e com pessoas que você realmente confia não vejo nenhum tipo de problema. Se existe esta troca dentro de um relacionamento, no qual, ambos se divertem e sente-se bem com isso, por que não!!?, pode ser saudável e divertido ao mesmo tempo!”.
Más,  como toda coisa nem sempre é inteiramente boa, existe os prós e contras - Vamos aos Contras:
O que não é legal de ser ver são pessoas usam deste tipo compartilhamento, para expor outras pessoas, colocando-as em situações impróprias, vexatórias, humilhante, que podem levá-las a depressão e mais grave ainda ao suicídio.
Fato que já ocorreu na cidade de Veranópolis/RS, em que adolescente se suicida, após serem divulgadas suas fotos intimas por um ex-namorado, ou em outro caso, como em Parnaíba/PI, que a adolescente também se suicidou após divulgação de um vídeo de sexo divulgado amplamente, na qual ela participava com outra adolescente e um rapaz, ambos menores de idade.
A dinamarquesa Emma Holten que foi vítima da “pornografia de vingança” teve as fotos, em que aparecia nua postada na internet por um ex-namorado, isso foi há três anos.  E em janeiro de (2015), Emma posou nua para um fotógrafo em que as fotos foram parar numa exposição. “Ela contou que aceitou fazer o ensaio como forma de protesto e apoio a outras mulheres que sofreram com este tipo de exposição na internet”.
No Brasil, um dos casos mais famosos foi das fotos da atriz Carolina Dieckmann. Foi em 2012, 4 suspeitos de divulgar as fotos da atriz na internet foram identificados pela Polícia Civil. As investigações aconteceram através da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. De lá pra cá, outros milhares de casos surgiram por aí e as delegacias especializadas neste tipo de crime passaram a ser mais procuradas. Fato que obrigou aos nossos governantes a instituir uma Lei – 12.737/12 que levou o nome da atriz.
São apenas alguns exemplos, más essa situação anda se propagando de forma bem abrangente, os meninos que na maioria compartilham mais, pois se acham os “maiorais”, também, podem se tornar vítimas, como foi o caso do ex-jogador Tricolor Gaúcho Fernando que teve uma foto montagem exposta no Instagram, no qual erroneamente colocou a foto em público ao invés de enviá-la privativamente.
Justin BieberTambém, o ídolo adolescente Justin Bieber que decidiu mostrar-se “peladão” no seu perfil do Instagram. Na verdade, ele estava mostrando “a praia” para os seus seguidores. No caso de Bieber, “a explicação é simples - não passa de uma estratégia de marketing”“as fãs amaram vê-lo desse jeito”.
São vários os problemas que ocorrem porque as pessoas usam as redes sociais erroneamente, “publicando suas fotos a torto e a direito”.
A ONG – SaferNet que oferece auxílio psicológico às vítimas destes crimes, anota que a maioria das denúncias que recebem são de mulheres e/ou adolescentes somam (81%),  e (19%) de homens, que marcaram encontro com outros homens e passaram a ser ameaçados de ter sua orientação sexual revelada.
“O que se torna evidente, é que nós quem devemos se conscientizar, da forma pela qual usamos as redes sociais, 'o problema não está nas redes', mas em como elas são usadas, principalmente para os adolescentes – aos MENINOS (que gostam de se gabar)MENINAS (que querem fazer um charme pro namorado (a))’ estes podem e devem ficar mais atentos.
O uso indevido de suas imagens pode acarretar vários riscos, suas fotos ou vídeos, podem cair não só nas ‘mãos de amigos que vão tirar sarro, vão te enxovalhar de piadas, vão praticar Bullying – ‘que não é Brincadeira’, etc, más, pode cair nas mãos de criminosos que vão se utilizar de sua imagem da maneira pior possível, podendo ser distribuidas em redes de pedofilia, de Tráfico de pessoas,'entre outras barbáries que acontecem por aí'.

Saliento, porém, que as meninas, as mulheres, são sempre mais expostas e mais atingidas, afinal e infelismente, “o mundo muda, más, parece que a cultura machista ainda persiste”.

“Não errado trocar ‘NUDES’, pode se tornar uma brincadeira gostosa e divertida, desde que você confie verdadeiramente na pessoa para qual está enviando, ter a certeza de que ela não irá passar adiante, devendo sempre estar atento na forma que você esta usando sua rede social para enviá-la, e que esta sua imagem não caia na web, pois esta brincadeira pode tornar a sua vida o ‘Inferno de Dante’”.

“É preciso que todos entendam, principalmente jovens e adolescentes, que quando acontece um fato como a do Cantor Justin Bieber, a ação dá certo porque existe todo um aparato de assessores por trás, e transformarão isso em uma ação bem sucedida. Entretanto, se você é uma pessoa comum, o mesmo não acontecerá. Haverá julgamento. e LEMBRE-SE a WEB NÃO ESQUEÇE E NÃO TEM COMO APAGAR.”



POR ISSO - FIQUEM ATENTOS!!!


Outros sites  para se informar:
http://new.safernet.org.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram